sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Teatro de Fantoches

Pessoal, quero compartilhar com vocês uma história criada por mim e apresentada por meio de fantoches, na semana da criança. Seu conteúdo trata dos cuidados que devemos ter com a natureza. As crianças surpreenderam, interagindo bastante durante a apresentação. Quem tiver interesse, fique a vontade para compartilhar e contar aos seus alunos. Beijo grande!

O Sítio Encantado
Personagens
Laurinha / Juninho/ Vovô/Velha Bruxa

Crianças: Vovô, Vovô!!!!
Vovô: Olá meninos que saudade! Vieram passar à tarde no sítio do vovô?
Laurinha: Sim, estamos com muita saudade!
Juninho: Vovô, podemos brincar aqui fora?
Vovô:  Sim. Fiquem a vontade mas não se afastem, o sítio é seguro mas não é bom entrar na mata sozinhos nela acontecem coisas estranhas, pode haver bichos e vocês não estão acostumados.
Laurinha: Não se preocupe vovô, não sairemos daqui.
Vovô: Ótimo, vou preparar um lanche para vocês.
Laurinha: Juninho, vamos brincar de cantar? Ei vocês sabem cantar? Então cantem com a gente....Borboletinha tá na cozinha fazendo chocolate para a madrinha poti-poti perna de pau olho de vidro nariz de pica-pau pau-pau. Atirei o pau no gatoto mas o gatoto não morreu reureu Dona Chicaca admirou-sese do berro do berro que o gato deu miauuuuuu.
Juninho: Ei Laurinha vamos jogar bola?
Laurinha: Não essa bola pode cair longe e o vovô disse que devemos tomar cuidado!!
Juninho: Ah então...então vamos nadar no rio e depois pescar de rede? Assim a gente garante muitos peixes hahahahahaha.
Laurinha: De jeito nenhum, nessa época não se pode pescar de rede é proibido, os peixes precisam se reproduzir, o rio é perigoso podemos nos afogar.
Juninho: Mas Laurinha.... Então vamos caçar passarinhos? Eu trouxe o meu estilingue ó, é só uma pedradinha e o passarinho cai.
Laurinha: Mas o que você está dizendo? Como você tem coragem de fazer isso com o coitadinho do passarinho, imagine se você estivesse andando por aí e alguém te jogasse uma pedra só para se divertir. Isso é muito feio.
Juninho: Ah Laurinha, você não acha que está muito chata, me chamou para vir aqui no sítio do vovô disse que seria ser uma tarde maravilhosa e tudo que falo para nós fazermos você acha ruim.
Vovô: Crianças venham, o lanche está servido!
Laurinha: Ainda bem que você chamou vovô o Juninho só pensa em fazer arte!
Vovô: Eu já disse crianças, tenham cuidado por aqui, a mata é muito bonita, abriga os animais, mas pode ser perigosa.
(todos saem e Juninho volta)
Juninho: Criançada!!! Criançada!!! A Laurinha está aí? Vocês não acham que a Laurinha está muito chata? Eu vou é pegar as minhas coisas e caçar passarinhos sozinho mesmo. 
Hum vou sentar aqui e comer esse doce, hum acabei, vou jogar esse papel aqui mesmo não tem ninguém vendo.
 Hum eu estou com a sensação que tem alguém me olhando, tem alguém me olhando pessoal ???
Ah! Tem nada, é só um sapinho, eu vou pegar esse sapo e brincar de chutar ele, parai vou dar uma estilingada nele, ai aiiii iiiiii aiiiiiii
 (O sapo pula pra lá e pra cá e Juninho não consegue pegar) pode ir embora eu não quero brincar com você mesmo.
Conheço uma música que fala de sapo, vocês conhecem? Cantem comigo então. O sapo não lava o pé.....Não lava porque não quer, ele mora lá na lagoa não lava o pé porque não quer mas que chuléeeeee
Pessoal que estranhoooo, mas eu acho que ainda estou vendo alguma coisaaaa, alguma coisa com um nariz, bem grandeee, com um chapéu pontuuuuudo, parece que eu estou vendo um um espantalhoooo, nãooooo? O que? Uma Bruxa? Claro que não imaginem uma bruxa aqui no sítio do vovô, hahahahaha vocês estão vendo coisas.
Velha: Quem está aí? O que você está fazendo na minha casa?
Juninho: Casa? Mas aqui é uma floresta, não estou vendo casa nenhuma.
Velha: Quem disse que aqui não é uma casa? Aqui é a casa dos animais e pelo o que eu estou vendo o senhor quer judiar dos passarinhos. Deixar lixo pelo chão.
Juninho: Euuuuu??? Não é que eu sou bonzinho criançada?? Falem pra ela.
Velha: Você não pode sair por aí matando e destruindo tudo.  Você não sabe que os passarinhos alegram a natureza com o seu canto, ajudam a carregar as sementinhas das flores e das árvores, assim elas nascem por todos os lados. Se os passarinhos estiverem mortos ou presos na gaiola eles não farão o seu trabalho.
Juninho:  Ahhhhh, puxa eu não estava pensando em nada disso, só queria me divertir. 
Velha: Divertir? Você pode se divertir sem destruir a natureza. Um dia eu também saí para me divertir nessa mata e comecei a ver um monte de coisas erradas que as pessoas fazem quando chegam aqui:
Maltratam os animais;
Jogam lixos por todo lugar;
Pescam nos rios com redes, levando todo o peixe embora;
Colocam fogo sem pensar que as árvores e os animais podem morrer;
A natureza é linda e temos que cuidar dela.
Eu moro nesta mata há muitos anos para ajudar a cuidar dela, ninguém sabe que todas as noites eu vou para os rios e corto as redes, saio desarmando as armadilhas de passarinhos, recolho os lixos que as pessoas jogam por aí.
Juninho: Hum, por isso que o vovô disse que aqui acontecem coisas estranhas.
Na verdade estranhos somos nós que temos essas atitudes. Me desculpe eu não tinha a idéia que meu comportamento era tão feio.
Velha: Agora vá e volte para casa, não quero que as pessoas saibam que eu cuido dessa mata. Ao ouvir estas palavras mágicas você vai esquecer tudo o que aconteceu aqui!  Plim Plim Plom agora você vai ser um garoto Bom!
(A Velha sai e Juninho acorda de um sono)
Juninho:  Nossa aonde estou? O que aconteceu comigo? Eu acho que sonhei, sonhei que tinha uma bruxa bem aqui nessa mata falando comigo, me ensinando umas coisas sobre a natureza, ah mas isso é mentira, bruxas não existem não é mesmo?
Laurinha.... Vovô..... Estou aqui....
(entram os dois)
Laurinha vamos brincar de cantar? É bem melhor do que sair por aí não é mesmo? A mata pode ser perigosa. Além do mais não devemos caçar passarinhos é bem mais bonito vê-los soltos e voando. Nem deixar sujeira por aí, a mata é a casa dos animais.
Laurinha: Poxa Juninho que bom que você está pensando assim, o que aconteceu?
Juninho: Nada não, se eu te contasse você não iria acreditar mesmo. Vamos cantar? 
Laurinha: Vamos! Cantem conosco criançada! Seu Lobato tinha um sítio........

Tia Luciana.





Nenhum comentário:

Postar um comentário