Olá pessoal!
Vamos compartilhar aqui alguns projetos desenvolvidos pela equipe com a qual tenho o prazer de trabalhar e aprender todos os dias. Neste ano de 2018 desenvolvemos em cada turma do CMEI um projeto com os Clássicos Infantis. Foram dias de pesquisas e muito trabalho, mas valeu a pena cada segundo presenciando a descoberta dos alunos e as trocas que todos os envolvidos puderam realizar. Cada história foi contada e recontada de maneiras diferentes. Que cada momento possa agregar mais a você que também está sempre em busca de novidades e outras práticas. Fiquem a vontade, um abraço a todos!
PROJETO “BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES”
PROFESSORAS: ROSANA APARECIDA DE SOUZA COUTO
PRISCILA DE LIMA D.R. HONÓRIO
SUELLEN DE ALMEIDA FREITAS
COORDENAÇÃO: LUCIANA MELLO PERENSIN E SILVA
DIREÇÃO: JUSSIMARY PEREIRA ARANTES
TURMA: INFANTIL IV G
ANO 2018
Tema: Branca de Neve e os Sete Anões
Justificativa: Trabalhar os clássicos infantis é uma forma de estimular os alunos a despertar o gosto pela leitura, através do encantamento, percebendo seus diferentes valores literários.
A leitura de mundo mágico e fantasioso faz com que a criança associe ou diferencie os acontecimentos da sua vida real, fazendo suas preferências, formando seus próprios conceitos.
Partindo deste princípio, percebemos que através dos contos de fada a criança percebe o zelo, o amor, o belo, a confiança, a solidariedade e a criatividade fortalecendo a sua autoestima, seu poder de conquista.
Por esse motivo, trabalharemos com o projeto clássicos infantis, na certeza de contribuir para que a criança construa seu próprio conhecimento, além de tornar-se um apreciador da leitura.
Objetivos Específicos:
Eixo: Linguagem oral e escrita
• Incentivar o gosto pela leitura.
• Estimular a curiosidade e a linguagem oral.
• Ter contato com a literatura Infantil.
• Desenvolver a criatividade, imaginação, emoções e sentimentos.
• Despertar os conceitos de valores.
Eixo: Matemática
• Contagem dos números 0 a 7.
• Relacionar os números às quantidades.
• Identificar e reconhecer as cores.
• Desenvolver o raciocínio lógico.
• Culinária: receita maçã do amor.
Eixo: Natureza e sociedade
• Trabalhar os animais da floresta.
• Reconhecer seus diferentes habitats.
• Valorizar os animais, reconhecendo a sua importância na natureza e para os seres humanos.
• Associar os pássaros que aparecem no desenho, com pássaros em dobradura que cada aluno realizará com auxílio e supervisão docente, de modo a expor o resultado final de dobraduras dos alunos em um cartaz.
Eixo: Musicalização e Movimento
• Explorar as músicas do próprio ‘filme em desenho’ da Branca de Neve e os sete anões, de maneira que os alunos identifiquem quais instrumentos foram utilizados durante o filme, e qual estilo musical predomina no filme.
• Desenvolver o movimento propiciado pelo ritmo da música.
Eixo: Artes Visuais
• Utilizar materiais recicláveis como garrafas pet, galhos secos, lata, para confecção de uma macieira.
METODOLOGIA:
• Iniciar com a apresentação do tema e uma breve contação da história: Branca de Neve e os Sete Anões para familiarização dos alunos.
Colocar os alunos em círculos, sentados no tapete e convidá-los a ouvir a história da Branca de Neve e os Sete Anões que será contada pela professora caracterizada de Branca de Neve e utilizando a caixa mágica.
• Convidar os alunos para uma conversa relacionada a história.
• Após assistir ao filme completo, os alunos verão partes isoladas e específicas do filme, onde aparecem as músicas da obra. Visto que os alunos já tiveram contato com instrumentos musicais distintos na disciplina de musicalização, os mesmos irão identificar os instrumentos que mais se destacaram nos trechos escolhidos e editados pela professora. Após identificar os instrumentos e estilo musical predominantes no filme, chega a hora da parte prática onde juntos, os alunos e docente realizarão as dobraduras, bem como a confecção de um lindo Cartaz.
• Roda de conversa: começar relembrando a história. Utilizando o filme como base, pedir que as crianças destaquem cada animal que aparecer durante o desenho;
• Levar a imagem real desses animais, para que as crianças possam ver e fazer a relação entre o real e o animado;
• Como atividades será feito um cartaz, onde estará desenhado uma floresta e as crianças deverão colar os animais em seus devidos habitats;
• Os animais serão entregues em uma papeleta que eles deverão pintar e recortar para então colar no cartaz.
• Serão realizadas atividades xerografadas envolvendo cores, matemática, linguagem oral e escrita, pinturas com diferentes materiais e colagem.
• Confecção de cartaz utilizando atividades realizadas pelos alunos.
• Colorir garrafa pet com tinta guache vermelha, para realização da maçã da Branca de Neve, e confecção de uma macieira para exposição.
• Caracterização das meninas de Branca de Neve e dos meninos de anões para incorporar os personagens associando aos personagens da história e fotografá-los para realização de cartaz.
PLANO PARA DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:
MÊS
|
DIA/ SEMANA/
ATIVIDADE
|
16-
Breve apresentação da história
|
|
MAIO
|
21-
Exibição do filme completo (Branca de Neve)
|
JUNHO
|
11-
Confecção das maçãs utilizando garrafas pet
|
JULHO
|
31- Confecção
de uma macieira utilizando as maçãs de
|
garrafa
pet já confeccionadas.
|
|
AGOSTO
|
07-
Destaque para as cenas editadas que contém trechos
|
musicais
do filme. Reconhecer os instrumentos e estilo
|
|
musical
do filme.
|
|
14-
Confeccionar os pássaros em dobradura.
|
|
19- Contação
da história Branca de Neve utilizando a caixa
|
|
mágica.
|
|
21-
Confeccionar o Cartaz para Exposição do Projeto.
|
|
SETEMBRO
|
14 –
Confecção de cartaz utilizando carimbo das mãos e
|
pés dos
alunos para criar os animaizinhos da floresta.
|
|
27 –
Realização da receita: Maçã do amor
|
|
OUTUBRO
|
11-
Contação de história de todos os temas clássicos
|
infantis
para os alunos da escola, utilizando todos os materiais.
(história
na lata )
|
|
confeccionados
para realização dos projetos.
|
|
19 –
Exposição do projeto para comunidade escolar, em
|
|
especial
os pais.
|
|
NOVEMBRO
|
09-
Entrega do Projeto na Secretaria Municipal de
|
Educação.
|
|
30-
Apresentação do Projeto.
|
RECURSOS HUMANOS:
Para a realização do presente projeto conta-se com o apoio da Diretora, Coordenadora, Professoras, equipe de serviços gerais, estagiária e demais alunos envolvidos.
RECURSOS TECNOLÓGICOS:
Televisão; Caixas de Som; Pen drive com o Filme Completo; Arquivo com as edições dos trechos musicais; Imagens dos instrumentos musicais utilizados pelos anões no filme.
RECURSOS MATERIAIS:
• Caixa mágica com o tema “Branca de Neve”
• Avental para contação de história
• História na lata
• Vestido da Branca de Neve para caracterização da professora
• Livro
• Avental Branca de Neve (meninas)
• Gorro dos anões (meninos)
• Tinta guache
• E.V.A
• Papel sulfite
• Lápis de cor
• Giz de cera
• Maçã do amor
• Cola
• Tesoura sem ponta
• Rádio
• Lembrancinhas
• Galho de árvore
• Garrafa Pet
• Papel pardo
• Régua
• Atividades impressas
AVALIAÇÂO:
A avaliação se dará de forma diagnóstica, contínua e coletiva durante todo processo de ensino aprendizagem. No qual através da literatura infantil, os contos de fadas resgatam o prazer da leitura estimulando a imaginação e fantasia da criança; na medida em que a história é contada, as crianças vão elaborando e articulando suas próprias ideias, na resolução de conflitos e na diferenciação do bem e do mal. Cabe ao professor mediar esse processo de forma lúdica, criativa e divertia.
CULMINÂNCIA:
Será realizada uma exposição dos trabalhos para a comunidade escolar, em especial aos pais.
CMEI IRACEMA BAGGIO SALVADOR
ALUNO (A): _____________________________________________________
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
“BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES”
Nenhum comentário:
Postar um comentário