terça-feira, 30 de outubro de 2018

Projeto: Os Três Porquinhos


PROFESSORAS: KELLEN CRISTINA CONDE IRMER
PRISCILA DE LIMA D.R.HONÓRIO
SUELLEN DE ALMEIDA FREITAS
COORDENAÇÃO: LUCIANA MELLO PERENSIN E SILVA
DIREÇÃO: JUSSYMARY PEREIRA ARANTES

TURMA: INFANTIL IV H

ANO 2018

1. Título: Os Três Porquinhos


2. Justificativa:

As histórias e contos infantis estão presentes no cotidiano da criança, possibilitando descobertas relacionadas ao brincar, trazendo ao seu entorno o mundo da fantasia. Neste ato ela tem a oportunidade de enriquecer seu vocabulário e alimentar sua imaginação, além disso, pode aprender a refletir sobre situações decorrentes do aspecto social.
As possibilidades para trabalhar são inúmeras, uma vez que essas histórias propiciam conhecimentos que não se extinguem, pois não são limitados apenas a uma época ou cultura.
Toda criança requer e necessita do lúdico em suas diversas situações diárias para compreender o mundo em que vive e saber confronta-las, e ouvir histórias é uma prática que propicia tal aprendizado.


3. Objetivo geral:

Destacar que não basta se divertir, é preciso também colocar seu esforço em coisas que, a princípio, não parecem tão interessantes, mas que darão frutos ao passar do tempo, como lições escolares e pequenas tarefas diárias em casa. Em específico na história dos três porquinhos destacamos o quanto é importante a conscientização de desenvolver um trabalho em equipe.


4. Objetivos específicos:

Eixo linguagem (oralidade e escrita)

Desenvolver o gosto e o prazer pela leitura;
Conhecer várias formas de linguagem – oral, escrita e teatral;
Despertar a criatividade, sensibilidade, curiosidade e imaginação.

Eixo Matemática

Apresentar o número 3 e a quantidade correspondente;
Reconhecer formas e cores no decorrer das atividades.

Eixo Artes

Despertar o fazer artístico trabalhando a coordenação motora fina.

Eixo Movimento

Trabalhar a coordenação global, atenção e agilidade.

Eixo Natureza e sociedade

Trabalhar as características do porco;
Destacar o que o porco oferece para o ser humano;
Valorizar os animais, reconhecendo a sua importância na natureza e para os seres humanos.

Eixo música

Explorar as músicas do filme "Os três porquinhos", de maneira que os alunos identifiquem quais instrumentos foram utilizados durante o filme (flauta e violino), e qual estilo musical predomina no filme. 
Cantar com os alunos a canção do Lobo Mau.
Confeccionar juntamente com os alunos um violino com materiais recicláveis e de papelaria.


5. Metodologia

Apresentação da história em roda. Para isso será utilizado o avental com ilustrações e personagens referentes ao conto. Em seguida, realizar o reconto da história uma criança começa uma fala e outra realiza a sequência e assim por diante. Após a contação de histórias, será confeccionado um balão com o rosto de um porquinho para levarem para casa.
Introdução do número três, atividade impressa para decorar o numeral utilizando de referência a história.
Confecção da casa dos três porquinhos: a casa já estará pré-montada, as crianças irão realizar a colagem nas mesmas para representar a palha, madeira e tijolos.
Dramatização do conto em que as crianças participarão.
Brincadeira: Porquinho sai da casa

As crianças formam uma roda dando os braços, menos duas. Uma será o porquinho e começará a brincadeira dentro da roda, a outra será o lobo e começará fora da roda. O lobo precisa pegar o porquinho e o porquinho precisa fugir com ajuda da roda. As crianças da roda podem ajudar de diversas formas: protegendo, abrindo espaços para ele sair ou entrar na roda ou então dificultando a entrada se ele estiver fora. Quando o lobo conseguir pegar o porquinho ambos voltam a roda.
Outras duas crianças devem ser escolhidas para a brincadeira recomeçar.

Roda de conversa: começar relembrando a história e destacando as características dos porquinhos (desde o habitat, até o que eles oferecem para o ser humano);
Vídeo: Show da Luna “Brincando na lama”, que fala da curiosidade de porque os porcos ficam na lama;
Como atividades serão feitos porquinhos de garrafa pet, os quais as crianças irão montar e decorar, da forma que quiserem;
Visto que os alunos já tiveram contato com instrumentos musicais distintos na disciplina de musicalização, os mesmos irão identificar os instrumentos que mais se destacaram nos trechos escolhidos e editados pela professora. Após assistir ao filme completo, os alunos verão partes isoladas e específicas do filme, onde aparece o instrumento Violino. Por fim ao identificar os instrumentos e estilo musical predominantes no filme, professora e alunos confeccionarão juntos o protótipo de um violino com papel cartão, lã e papel camurça.

6.    Plano para desenvolvimento das atividades:

Mês
Dia/Semana/Atividade
Maio
28 - Apresentação da história
Junho
25 - Introdução do numeral 3
Julho
09 a 13 construção das casas





Agosto
01- Passagem do filme em desenho completo dos Três Porquinhos.
08- Destaque para as cenas editadas que contém trechos musicais do filme. Reconhecer o instrumento Violino.
15- Confeccionar os violinos com materiais de papelaria.

14- Encenação da história

14 a 17 – Conhecendo a vida dos porquinhos.

21 a 24 – Construção de um porquinho com garrafa pet.
Setembro
10- Brincadeira Porquinho sai da toca
13- Represente com lantejoulas a quantidade de elementos da cena.
18- Pinte as letras que formam o nome dos personagens da história “Os Três Porquinhos”.
Outubro
04- Complete os três porquinhos.
05- Molhe o dedinho no guache e leve o sopro do lobo até a casinha dos porquinhos.
19/10- Exposição do projeto para a comunidade escolar.
Novembro
09- Entrega do projeto na Secretaria Municipal De Educação.
30- Apresentação do projeto.


7. Recursos:

7.1 Humanos:

Crianças, professores, coordenação e direção.

7.2 Tecnológicos:

Computador, impressoras, tv, pendrive.

7.3 Materiais:

Avental para contação de histórias, bexigas, varetas, caixas de papelão, e.v.a, crepom, cartolina, papel cartão, papel camurça, garrafa pet, tinta, tampinhas de garrafa, cola, tesoura, filme completo.


8. Avaliação:

A avaliação será durante a realização das atividades, através da observação diária (criatividade, participação, interesse e relacionamento com os colegas), através de registros escritos e fotográficos.


9. Culminância:

Exposição do projeto para a comunidade escolar


10. Anexos:




















11. Bibliografias:

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Os Três Porquinhos.

PORCO. Klick Educação. Disponível em: <http://www.klickeducacao.com.br/enciclo/encicloverb/0,5977,POR-11095,00.html; acesso em: 27/05/2018.








Nenhum comentário:

Postar um comentário