PROFESSORAS: KELLEN CRISTINA CONDE IRMER
PRISCILA DE LIMA D.R.HONÓRIO
SUELLEN DE ALMEIDA FREITAS
COORDENAÇÃO: LUCIANA MELLO PERENSIN E SILVA
DIREÇÃO: JUSSYMARY PEREIRA ARANTES
TURMA: INFANTIL IV H
ANO 2018
1. Título: Os Três Porquinhos
2. Justificativa:
As histórias e contos infantis estão presentes no cotidiano da criança, possibilitando descobertas relacionadas ao brincar, trazendo ao seu entorno o mundo da fantasia. Neste ato ela tem a oportunidade de enriquecer seu vocabulário e alimentar sua imaginação, além disso, pode aprender a refletir sobre situações decorrentes do aspecto social.
As possibilidades para trabalhar são inúmeras, uma vez que essas histórias propiciam conhecimentos que não se extinguem, pois não são limitados apenas a uma época ou cultura.
Toda criança requer e necessita do lúdico em suas diversas situações diárias para compreender o mundo em que vive e saber confronta-las, e ouvir histórias é uma prática que propicia tal aprendizado.
3. Objetivo geral:
• Destacar que não basta se divertir, é preciso também colocar seu esforço em coisas que, a princípio, não parecem tão interessantes, mas que darão frutos ao passar do tempo, como lições escolares e pequenas tarefas diárias em casa. Em específico na história dos três porquinhos destacamos o quanto é importante a conscientização de desenvolver um trabalho em equipe.
4. Objetivos específicos:
Eixo linguagem (oralidade e escrita)
• Desenvolver o gosto e o prazer pela leitura;
• Conhecer várias formas de linguagem – oral, escrita e teatral;
• Despertar a criatividade, sensibilidade, curiosidade e imaginação.
Eixo Matemática
• Apresentar o número 3 e a quantidade correspondente;
• Reconhecer formas e cores no decorrer das atividades.
Eixo Artes
• Despertar o fazer artístico trabalhando a coordenação motora fina.
Eixo Movimento
• Trabalhar a coordenação global, atenção e agilidade.
Eixo Natureza e sociedade
• Trabalhar as características do porco;
• Destacar o que o porco oferece para o ser humano;
• Valorizar os animais, reconhecendo a sua importância na natureza e para os seres humanos.
Eixo música
• Explorar as músicas do filme "Os três porquinhos", de maneira que os alunos identifiquem quais instrumentos foram utilizados durante o filme (flauta e violino), e qual estilo musical predomina no filme.
• Cantar com os alunos a canção do Lobo Mau.
• Confeccionar juntamente com os alunos um violino com materiais recicláveis e de papelaria.
5. Metodologia
• Apresentação da história em roda. Para isso será utilizado o avental com ilustrações e personagens referentes ao conto. Em seguida, realizar o reconto da história uma criança começa uma fala e outra realiza a sequência e assim por diante. Após a contação de histórias, será confeccionado um balão com o rosto de um porquinho para levarem para casa.
• Introdução do número três, atividade impressa para decorar o numeral utilizando de referência a história.
• Confecção da casa dos três porquinhos: a casa já estará pré-montada, as crianças irão realizar a colagem nas mesmas para representar a palha, madeira e tijolos.
• Dramatização do conto em que as crianças participarão.
• Brincadeira: Porquinho sai da casa
As crianças formam uma roda dando os braços, menos duas. Uma será o porquinho e começará a brincadeira dentro da roda, a outra será o lobo e começará fora da roda. O lobo precisa pegar o porquinho e o porquinho precisa fugir com ajuda da roda. As crianças da roda podem ajudar de diversas formas: protegendo, abrindo espaços para ele sair ou entrar na roda ou então dificultando a entrada se ele estiver fora. Quando o lobo conseguir pegar o porquinho ambos voltam a roda.
Outras duas crianças devem ser escolhidas para a brincadeira recomeçar.
• Roda de conversa: começar relembrando a história e destacando as características dos porquinhos (desde o habitat, até o que eles oferecem para o ser humano);
• Vídeo: Show da Luna “Brincando na lama”, que fala da curiosidade de porque os porcos ficam na lama;
• Como atividades serão feitos porquinhos de garrafa pet, os quais as crianças irão montar e decorar, da forma que quiserem;
• Visto que os alunos já tiveram contato com instrumentos musicais distintos na disciplina de musicalização, os mesmos irão identificar os instrumentos que mais se destacaram nos trechos escolhidos e editados pela professora. Após assistir ao filme completo, os alunos verão partes isoladas e específicas do filme, onde aparece o instrumento Violino. Por fim ao identificar os instrumentos e estilo musical predominantes no filme, professora e alunos confeccionarão juntos o protótipo de um violino com papel cartão, lã e papel camurça.
6.
Plano
para desenvolvimento das atividades:
Mês
|
Dia/Semana/Atividade
|
Maio
|
28 - Apresentação da história
|
Junho
|
25 - Introdução do numeral 3
|
Julho
|
09 a 13 construção das casas
|
Agosto
|
01- Passagem do filme em desenho completo dos Três
Porquinhos.
08- Destaque para as cenas editadas que contém trechos
musicais do filme. Reconhecer o instrumento Violino.
15- Confeccionar os violinos com materiais de
papelaria.
14- Encenação da história
14 a 17 – Conhecendo a vida dos porquinhos.
21 a 24 – Construção de um porquinho com
garrafa pet.
|
Setembro
|
10- Brincadeira Porquinho sai da toca
13- Represente com lantejoulas a quantidade
de elementos da cena.
18- Pinte as letras que formam o nome dos
personagens da história “Os Três Porquinhos”.
|
Outubro
|
04- Complete os três porquinhos.
05- Molhe o dedinho no guache e leve o sopro
do lobo até a casinha dos porquinhos.
19/10- Exposição do projeto para a comunidade
escolar.
|
Novembro
|
09- Entrega do projeto na Secretaria
Municipal De Educação.
30- Apresentação do projeto.
|
7. Recursos:
7.1 Humanos:
Crianças, professores, coordenação e direção.
7.2 Tecnológicos:
Computador, impressoras, tv, pendrive.
7.3 Materiais:
Avental para contação de histórias, bexigas, varetas, caixas de papelão, e.v.a, crepom, cartolina, papel cartão, papel camurça, garrafa pet, tinta, tampinhas de garrafa, cola, tesoura, filme completo.
8. Avaliação:
A avaliação será durante a realização das atividades, através da observação diária (criatividade, participação, interesse e relacionamento com os colegas), através de registros escritos e fotográficos.
9. Culminância:
Exposição do projeto para a comunidade escolar
10. Anexos:
11. Bibliografias:
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Os Três Porquinhos.
PORCO. Klick Educação. Disponível em: <http://www.klickeducacao.com.br/enciclo/encicloverb/0,5977,POR-11095,00.html; acesso em: 27/05/2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário