PROFESSORAS: MICHELLE CRISTINA FERREIRA DE MELO
PRISCILA DE LIMA D. R. HONÓRIO
SUELLEN DE ALMEIDA FREITAS
COORDENAÇÃO: LUCIANA MELLO PERENSIN E SILVA
DIREÇÃO: JUSSIMARY PEREIRA ARANTES
TURMA INFANTIL IV “F”
SANTO ANTÔNIO DA PLATINA
2018
1. Alunos atendidos: 20 alunos
2. Justificativa:
Tendo em vista a importância da leitura para o desenvolvimento intelectual, ético, social da criança, os clássicos infantis garantem que também seja desenvolvida a personalidade da criança, a imaginação, criatividade e acima de tudo o gosto pela leitura. É nesta perspectiva que o âmbito escolar entra com total importância.
Através da contação de histórias a criança adentra em um mundo lúdico onde ela pode fazer associações entre o real e o imaginário, desenvolvendo seu senso crítico e reflexivo, medindo e codificando as ações do mundo imaginário correlacionando com o seu próprio cotidiano.
Observando as possibilidades de desenvolvimento e aprendizado através da leitura, o ato de contar histórias passa a fazer parte da rotina das escolas visando sempre à ampliação do raciocínio, do vocabulário, das articulações e reformulações de seus pensamentos e da observação.
3. Objetivo Geral:
• Refletir sobre a importância do respeito às diferenças do próximo e a valorização da auto-estima como requisito indispensável para uma vida prazerosa e de sucesso.
4. Objetivos Específicos:
EIXO LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
• Despertar o interesse e o prazer pela leitura;
• Possibilitar a reflexão sobre as diferenças e o respeito através da contação da história;
• Explorar a linguagem oral da criança;
• Ampliar o vocabulário;
• Conhecer novas formas de contação de história;
• Contextualizar frases e palavras do texto;
• Aprender as vogais existentes nas palavras que serão pontuadas pelas crianças;
• Visualizar as palavras por meio da “lista de palavras” que será realizada em conjunto (alunos e professora), das palavras que mais chamaram a atenção dos alunos.
EIXO MATEMÁTICA:
• Desenvolver a contagem oral por meio da visualização;
• Explorar as diversas formas de contagem existentes no contexto da história;
• Apresentar o “Jogo de encaixe dos ovos” visando à contagem oral e associativa dos números correspondentes a sua quantidade.
• Ampliar a percepção visual e a coordenação motora fina através do encaixe correto das partes dos ovos.
EIXO ARTES:
• Despertar a imaginação através do fazer artístico;
• Desenvolver a coordenação motora fina através da pintura e colagem do patinho no CD;
• Proporcionar a ludicidade através do reflexo do patinho no CD relacionando com o próprio lago narrado no clássico.
EIXO MOVIMENTO:
• Despertar o espírito competitivo através da brincadeira “Corrida da colher”;
• Desenvolver o equilíbrio, a atenção, a coordenação motora fina com o ato de segurar a colher e a socialização;
EIXO NATUREZA E SOCIEDADE:
• Destacar as características do cisne;
• Trabalhar as diferenças e semelhanças entre o cisne e o pato;
• Valorizar os animais, reconhecendo a sua importância na natureza e para os seres humanos.
EIXO MÚSICA:
• Trabalhar Semelhanças e Diferenças com as crianças;
• Explorar uma música que conte a história do Patinho feio, de maneira que os alunos identifiquem quais instrumentos foram utilizados na canção e de qual estilo musical se refere;
• Confeccionar juntamente com os alunos um cartaz recontando a história do Patinho Feio para exposição do Projeto.
5. Metodologia:
• LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: Apresentar a história “O Patinho Feio” por meio de uma maquete demonstrando a história em suas duas esferas: em terra firme e no lago. Os personagens da história percorrerão toda a maquete para uma melhor visualização e entendimento das crianças. Após a contação, proporcionar um momento de diálogo sobre os fatos acontecidos no clássico apresentado obtendo todos os subsídios possíveis por parte dos alunos. Aproveitar esta roda de conversa para também pontuar a importância do respeito às diferenças alheias e também de “amar a si mesmo” da forma que cada um representa.
Com a ajuda dos alunos, construir uma “lista de palavras” que mais lhes marcaram. Relatar o significado de cada uma delas e pedir para que venham até o cartaz já com as palavras expostas, colorir usando o giz de cera todas as vogais existentes em cada uma delas.
• MATEMÁTICA: Apresentar o “Jogo de encaixe dos ovos” em grupos de quatro crianças. Na base dos ovos terão os numerais e na parte de cima terão que observar a quantidade representada e assim realizar a associação correta. Observar o encaixe correto também faz parte do desenvolvimento. Trabalhar os números de 0 a 10 de forma criativa, agradável e lúdica, respeitando a particularidade de cada criança.
• ARTES: Proporcionar um momento de socialização entre os alunos e integração com o material que será utilizado. Levar um patinho no lago já confeccionado para fazer uma recontagem da história. Confeccionar um patinho no CD onde poderá imaginar como na história o reflexo do patinho no lago.
• MOVIMENTO: Realizar uma “Corrida da colher” desenvolvendo a coordenação motora fina, a competitividade, o equilíbrio e a socialização.
• NATUREZA E SOCIEDADE: Roda de conversa: começar relembrando a história e destacando as características dos cisnes e dos patos (desde o habitat, até o que eles oferecem para o ser humano). Levar imagens para destacar de maneira mais clara as diferenças e semelhanças nas características do pato e do cisne. Depois que as crianças se familiarizarem com os dois animais, passar várias imagens misturadas, pedindo que eles identifiquem qual é o pato e qual é o cisne. Como atividades será feito um móbile, onde as crianças deverão pintar um prato de papelão de branco, e enfeitar conforme necessário para formar o cisne, que será então colocado no móbile e deixado em exposição na sala.
• MÚSICA: Trazer aos alunos a história do Patinho feio em Vídeo, e destacar a importância de respeitar o próximo em meio às diferenças e semelhanças de cor de pele, religião, cultura ou demais gostos. Logo após trabalhar música que trate de Patinhos, sugestão a música da Xuxa ‘Cinco Patinhos’, de modo a trazer o pato para zona proximal de conhecimento dos alunos. Os mesmos irão identificar os instrumentos que mais se destacaram no trecho musical escolhido e editado pela professora. Por fim, professora e alunos confeccionarão juntos um lindo cartaz retratando a história do patinho feio, utilizando das mãos dos alunos sujas de tinta para realizar o cartaz coletivo.
6. Plano para o desenvolvimento das atividades:
MÊS
|
DIA/SEMANA/ATIVIDADE
|
MAIO
|
01 – apresentação da história: O Patinho Feio; roda de
conversa; lista de palavras.
07 – atividade anexa: Vamos pintar os ovos com letras!
09 – introdução do jogo matemático: encaixe correto dos
ovos (associação número a quantidade).
21 – atividade anexa: Colorir os personagens da história
para confecção de fantoches de vara com palitos de sorvete coloridos.
|
JUNHO
|
04 – confecção do patinho no CD: retratando o reflexo do
patinho no lago conforme a história.
11 – atividade anexa: Conte os patinhos. CINCO. Pinte o
número de patinhos que você contou. Aproveitar esta ocasião para introduzir a
música da Xuxa “Cinco Patinhos”.
18 – Circuito Psicomotor.
20 – atividade anexa: Pinte o quadrinho que mostra a
quantidade correta de: filhotes, minhocas, patos, ovos.
|
JULHO
|
02 – atividade anexa: Observe a ilustração e invente uma
história para seus colegas. Pinte um quadro para cada vogal que aparece nas
palavras abaixo: pato, pata, filhote, minhoca, ovo.
04 – atividade anexa: Vamos pintar recortar e montar o
quebra cabeça.
|
AGOSTO
|
07 – atividade anexa: Quantos patos você vê? Vamos colorir
5 patos?
13 – atividade anexa: Cole pedacinhos de ovos na casca do
ovo e pinte na cor que preferir (capa da atividade).
|
SETEMBRO
|
04 – pintura do prato para produção do cisne (frente).
06 – pintura do prato (verso). Releitura da história.
11 – recorte das penas (cisne).
13 – Colagem das penas e arrumação da sala (pendurar os
móbiles de cisne). Confecção do cartaz (mãozinhas em forma de patinhos).
27 – Atividade anexa: Reconto da história.
|
OUTUBRO
|
01 – atividade anexa: Você já ouviu a história O Patinho
Feio. Agora observe e pinte as cenas da história depois encontre e pinte no
nome da história as letras: A = vermelho. B = verde. C = azul. D = amarelo.
19 – mostra do projeto para a comunidade escolar em
especial aos pais.
|
7. Recursos:
7.1 Humanos:
• Crianças, Professores, Coordenação e Direção.
7.2 Tecnológicos:
• Computador, Impressora, TV, DVD, Pendrive. Arquivo com as edições do trecho musical ‘Cinco Patinhos’; Imagens enfatizando a diferença entre o próximo.
7.3 Materiais:
• Maquete para a contação da história;
• Cartolina ou Craft;
• Canetas marcadoras;
• E.V.A.;
• Colher;
• CD’s
• Imagem impressa;
• Prato de papelão;
• Tesoura;
• Tinta;
• Pincel;
• Linha;
• Cola;
• Algodão;
• Lápis de cor;
• Régua.
8. Avaliação:
A avaliação será diária, durante a realização das atividades, por meio de registros escritos e fotográficos. A participação dos alunos, interesse, criatividade e socialização com os colegas da turma, o desenvolvimento integral das crianças serão os pontos marcantes deste projeto.
9. Culminância:
Exposição dos trabalhos no dia 19 de outubro para a comunidade escolar em especial aos pais.
10. Anexos:
CMEI IRACEMA BAGGIO SALVADOR
ALUNO (A): _____________________________________________________
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
“O PATINHO FEIO”
Música: Cinco Patinhos
(Xuxa)
Cinco patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só quatro patinhos voltaram de lá
Quatro patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só três patinhos voltaram de lá
Três patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só dois patinhos voltaram de lá
Dois patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só um patinho voltou de lá
Um patinho foi passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas nenhum patinho voltou de lá
A mamãe patinha foi procurar
Além das montanhas
Na beira do mar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
E os cinco patinhos voltaram de lá
11. Bibliografia:
http://pequeninosfrutofiel.blogspot.com/2013/03/projeto-identidade-patinho-feio-e.html
https://pedagogiaaopedaletra.com/literatura-infantil-desenvolvendo-a-crianca-para-a-vida/
Lindo seu projeto!
ResponderExcluirBelíssimo projeto!
ResponderExcluirAmei seu projeto,maravilhoso
ResponderExcluirParabéns! Belo trabalho
ResponderExcluirParabéns, professora!
ResponderExcluirBelíssimo trabalho, parabéns!
ResponderExcluirVc não tem o desenho do patinho para atividade do cd não?
ResponderExcluir